quarta-feira, 13 de outubro de 2010

síntese






A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto

                        (Irandé Antunes, Calidoscópio 62-71, jan/abr 2009)

       Com um estudo abrangente da linguística é possível uma maior interação com o texto e sua devida construção para que atenda as suas características (modo de “repasse” da informação, interpretação, contextualidade, intertextualidade etc.) as mesma se dão a partir de um desse estudo e a pratica de suas teorias durante a construção.







       
A textualidade, ou seja, ato ou ação da pratica textual se da no momento em que uma construção escrita ou produzida verbalmente é concluída, contudo quando recebida o receptor tem de extrair alguma informação da mesma. Essa é uma das teorias de definição de “texto” mais aceitas.  







       
A coesão é de sua importância para uma construção textual. O mesmo serve como regulador das partículas usadas no texto, se fazendo necessário desde a formação sistemática da pontuação e itens conectivos para uma melhor sequencia e distribuição do sentido, ou seja,a linearidade das ideias,e visando também o texto como um todo. Todo esse procedimento se faz de suma necessidade pra uma construção de um sentido adequado ao texto para que assim o mesmo obtenha melhor desempenho na pratica de sua função. Em outras palavras, a coesão encaixa se na função de “1ª impressão”, ela que ira disponibilizar, com seus recursos, uma maior facilidade de interação; receptor x texto. Outra parte da coesão, mas com intersecção da mesma com a coerência são as chamadas “quatro meta-regras de coerência” das quais a mesma cita duas:
 “meta-regra de repetição”: na qual, em parte, foge das regularidades da coesão (linearidade das ideias), contudo muitas vezes o mesmo se faz necessário para que se evite distúrbios na compreensão do texto pois a linearidade necessita de certos limites para que o foco de “repasse da informação” não se altere e acabe ocasionando assim perca do sentido. Na verdade a chamada repetição das ideias nada mais é do que a simples retomada do sentido como recurso coesivo.    
“meta-regra de progressão”: normalmente segue logo após a primeira regra. Progresso de informatividade. Algo relativamente novo, com alguma relação com o item que obteve retomada anteriormente, recurso que mantém a linearidade fazendo com que o texto retomasse seu progresso.







       
Mesmo com todas essas regras é recursos para construir um texto relativamente bom, a autora concluiu que não é bem isso que acontece. O estudo desses fatores de normatização do texto vem sendo estudas há séculos com tudo só vem sendo aprofundado pela “massa” e para a “massa” recentemente, ainda há o fator da evolução, que torna a língua em constante mutação tornando-a de certa forma imprevisível quanto ao seu desenvolvimento. A normatização, o modo de uso e eventuais modificações necessitam de discussões e constante revisão.    

2 comentários:

  1. Caros alunos,

    O texto de vocês procura reflete a leitura do texto de Antunes, contudo vejo que as ideias não estão bem articuladas. Sugiro um trabalho de reformulação, tratando de evitar as repetições e realizar a correção de recorrentes problemas gramaticais, especialmente de concordância. Em trechos como esse "Mesmo com todas essas regras é recursos para construir um texto relativamente bom" falta clareza sobre o que se estar falando, enquanto que nesse "Outra parte da coesão, mas com intersecção da mesma com a coerência são as chamadas “quatro meta-regras de coerência” das quais a mesma cita duas" há uma confusão com relação ao último uso do termo "mesma". Qual o referente textual desse termo? Se é Antunes, é melhor citar o nome da autora mesmo, certo? Vejam a possbilidade de melhorar o texto!!!

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  2. Olá meninos eu gostei da síntese de vocês, mas, ela estava muito resumida sem muitas explicações, merecia mais ênfase e complemento em algumas partes do texto,algumas coisas não ficaram muito claras na síntese,mas a maioria das passagens do texto estão em plena concordância com o texto original de Irandé Antunes, bom espero que não levem a mal minhas opiniões, alem disso é errando que se aprende a concertar os erros.

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