quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RELATÓRIO

Análise de apresentações

                                                                                            Auricélio Leite 
                                                                                            Edineide Calista
                                                                                            Maria Josiene
                                                                                            Tatiane Abrante 


Metodologia
Os métodos utilizados para a construção do referido relatório foram análises das apresentações referentes ao trabalho prático do componente curricular: linguística II na Universidade Estadual do Estado do Rio Grande no Norte – UERN – CAMEAM , pau dos ferros – RN. O mesmo tratou de uma distribuição de 4 (quatro) textos/temas, para quatro 4 (quatro) grupos formados com números variando entre 4 (quatro) e 5 (cinco) integrantes, onde do 1º ao 4º grupo foram apresentadas respectivamente os seguintes textos/temas: “o que é mesmo a informatividade do texto?”, “intertextualidade”, “Gêneros textuais” e  “o texto e a interação verbal”. Com seguidas anotações, debates e questionamentos no decorrer dessas apresentações.

Introdução
O relatório apresentado a seguir é referente ao componente curricular: linguística II, do curso de Letras, em virtude do aproveitamento das 30 (trinta) horas aula com relação à parte prática da referida matéria, sob orientação do professor José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade Estadual do Estado do Rio Grande no Norte – UERN – CAMEAM, pau dos ferros – RN, consequentemente postada nesse blog em questão.

I momento
Impacto
Para todos os alunos, a principio, foi um desafio atender a todas as exigências, no entanto, com o desenrolar das apresentações os mesmos passaram a obter mais confiança e segurança em torno dos assuntos abordados, ao mesmo tempo, foi possível observar constantes participações do professor orientador durante as apresentações, tornando assim, as apresentações mais ricas, e menos complexas no que se diz ao nível de abordagem e aprofundamento do assunto que a turma até então disponibiliza.

II momento
Apresentações
Devido a problemas com  a organização do 1° grupo, coube ao segundo grupo fazer a primeira apresentação. O grupo número 2 (dois) foi constituído pelos seguintes integrantes: Auricélio Leite, Cleide Alane, Priscilla Mayara e Tatiane Abrante. Os referidos alunos apresentaram o texto/tema: “intertextualidade”, no qual houve o enfoque do tema proposto com auxílio de slides, e busca de textos complementares de outras fontes.
No que se diz respeito ao 1º grupo, que se tornou o 2ª durante as apresentações, foi composto pelos seguintes integrantes: Carla, Cinthia, Gustavo, Thais e Vanessa. Os mesmos abordaram o seguinte tema: “o que é mesmo a informatividade do texto?”. Ouve a contribuição de slides durante a apresentação, no entanto problemas no que se diz respeito a fonte das informações obtidas e controvérsias quantos os autores utilizados nas fundamentações de sua base teórica, com tudo a participação do professor fez com que não houvesse perdas do enfoque.
O terceiro grupo foi constituído pelos universitários: Alane Cristina, Ana Dalete, Francinaldo, Larice, e Verônica Gildilene. O grupo em questão enfocou o seguinte tema: Gêneros textuais”. Ouve, também, a contribuição de slides, e contribuição de exemplos do próprio assunto entregue aos mesmos, bem como de outras fontes.
O quarto e ultimo grupo foi composto pelos integrantes: Edineide Calisto, Jorge, Maria Josiene, Samara Santana. “o texto e a interação verbal” foi o assunto que os mesmos discorreram, assim como todos ouve o enriquecimento do trabalho com apresentação de slides com exemplos dos típicos discorridos e auxilio do professor.

III momento
Questões
Ao propor o referido trabalho prático, o professor propôs também, talvez como uma tática de prender a atenção dos demais, a tarefa de elaboração de 3 (três) questões referentes a cada tema apresentado (o próprio grupo elaborava três questões sobre seu tema para os demais alunos), com questionamento e respostas orais logo após cada apresentação, e como extensão do trabalho, cada aluno ficou a responsabilidade de aprender todo sobre o seu tema para posteriores questões subjetivas avaliativas.
Considerações finais
Por tudo até aqui visto, é possível perceber, que o nível das apresentações foram regulares, tendo em vista o quanto esforçados foram todos os grupos e que métodos ou fontes foram utilizados por eles para que houvesse a compreensão do assunto proferido a cada um deles. A interação aluno – professor (no caso os professores eram os grupos que estavam a apresentar e ao cargo de alunos ficaram os demais) se faz muito importante durante uma prática pedagógica, e trabalhos assim são de suma importância tendo em vista que o curso tem como principal meta formar futuros professores.  

4 comentários:

  1. • percebemos que conseguiram descrever os acontecimentos mais relevantes dos estudos dirigidos.Embora acreditarmos que deveriam ter explorado mais, constata-se no referido relatório a presença os aspectos cruciais...parabéns! :)

    ResponderExcluir
  2. O relatório de vocês destaca-se pela distinção dos momentos, assim, conferindo uma maior credibilidade. De toda forma, ressalto alguns pontos que poderiam ser revistos, como por exemplo, uma maior atenção no uso de acentos, e no uso de letras maiúsculas, em especial, nos nomes próprios, sugere-se também, um maior cuidado com o uso da pontuação. Quanto ao relatório em si, parabenizo pela organização das idéias e pelo conteúdo descrito, que, apesar de conciso pôde atender a exigência de relatar o teor dos estudos dirigidos e das apresentações em forma de seminários, salientando aquilo de maior relevância na realização desse trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! Façam minhas as palavras de Jorge, Ana Dalete e Samara. Espero que nas produções que se seguirem vocês possam observar esses aspcetos anotados.

    ResponderExcluir
  4. Caros alunos,

    Parabéns pelo trabalho realizado!!! O esforço e o comprometimento no cumprimento das tarefas revelam a capacidade de superação do grupo. É preciso reconhecer, contudo, que vocês ainda precisam ter um zelo maior com a escrita, observando especialmente a correção lingüística e textual, afinal, estamos no curso das “letras”. É claro que importa o conteúdo apresentado, mas é claro que sem perder de vista a sua forma de apresentação. Então, apoiemo-nos nas discussões e estudos realizados ao longo da disciplina para aperfeiçoar a nossa escrita. Sucesso na trajetória acadêmica!
    Um abraço

    ResponderExcluir