domingo, 5 de dezembro de 2010

♪ Fagner - Canteiros ♫ (com legenda)

Canteiros
Composição: Fagner / sobre poema de Cecília Meireles
Quando penso em você
Fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa
Menos a felicidade
Correm os meus dedos longos
Em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego
Já me dá contentamento
Pode ser até manhã
Sendo claro, feito o dia
Mas nada do que me dizem me faz sentir alegria
(Refrão 2X)
Eu só queria ter do mato
Um gosto de framboesa
Pra correr entre os canteiros
E esconder minha tristeza
E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza ...
E deixemos de coisa, cuidemos da vida
Senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
São as águas de março fechando o verão
É promessa de vida em nosso coração.






Canteiros
Composição: Fagner / sobre poema de Cecília Meireles
Quando      penso em você
Fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa
Menos a felicidade
Na primeira estrofe há a presença da elipse representada pelo símbolo     . É possível perceber a relação de antonímia entre as palavras muita e menos.
Correm os meus dedos longos
Em versos tristes que      invento
Nem aquilo a que me      entrego
me dá contentamento
Na segunda estrofe também há a presença da elipse. É possível perceber a associação por repetição dos pronomes me.
Pode ser até manhã
Sendo claro, feito o dia
Mas nada do que me dizem me faz sentir alegria
Na terceira estrofe também há associação por repetição do pronome me. Ocorre a coesão pela relação de conexão da palavra mas.
(Refrão 2X)
Eu só queria ter do mato
Um gosto de framboesa

Pra      correr entre os canteiros
E esconder minha tristeza
E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza...
E deixemos de coisa, cuidemos da vida
Senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida
Nesses versos é possível perceber a hiperonímia que estabelece um nome mais específico framboesa e outro mais geral ou superordenado mato. Também ocorre a relação de associação por repetição das palavras e, tristeza, vida e coisa. Ainda ocorre a relação de antonímia entre as palavras morte e vida.

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
São as águas de março fechando o verão
É promessa de vida em nosso coração.
Este último verso faz intertextualidade implícita com a música Águas de março de Tom Jobim.
Na música ocorre a coesão pela relação de associação entra as palavras:
·         Felicidade, contentamento, alegria;
·         Saudade, tristeza;
·         Fechar, esconder, sem ter visto;
·         Pensar, inventar;
·         Tenho, meu;
·         Mato, canteiros;
Há uma intertextualidade explícita presente na música feita com o poema A Marcha de Cecília Meireles podendo ser percebido na quinta estrofe:

A Marcha
As ordens da madrugada
romperam por sobre os montes:
nosso caminho se alarga
sem campos verdes nem fontes.
Apenas o sol redondo
e alguma esmola de vento
quebram as formas do sono
com a idéia do movimento.

Vamos a passo e de longe;
entre nós dois anda o mundo,
com alguns mortos pelo fundo.
As aves trazem mentiras
de países sem sofrimento.
Por mais que alargue as pupilas,
mais minha dúvida aumento.

Também não pretendo nada
senão ir andando à toa,
como um número que se arma
e em seguida se esboroa,
- e cair no mesmo poço
de inércia e de esquecimento,
onde o fim do tempo soma
pedras, águas, pensamento.

Gosto da minha palavra
pelo sabor que lhe deste:
mesmo quando é linda, amarga
como qualquer fruto agreste.
Mesmo assim amarga, é tudo
que tenho, entre o sol e o vento:
meu vestido, minha música,
meu sonho e meu alimento.

Quando penso no teu rosto,
fecho os olhos de saudade;
tenho visto muita coisa,
menos a felicidade.
Soltam-se os meus dedos ristes,
dos sonhos claros que invento.
Nem aquilo que imagino
já me dá contentameno.

Como tudo sempre acaba,
oxalá seja bem cedo!
A esperança que falava
tem lábios brancos de medo.
O horizonte corta a vida
isento de tudo, isento...
Não há lágrima nem grito:
apenas consentimento.

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